quarta-feira, 31 de março de 2010

ÉTICA

Post... para complementar a discussão acerca de Arte Contemporânea que rolou no último encontro.

Trechos do texto ÉTICA - Leila Domingues Machado

TEXTO COMPLETO DISPONÍVEL EM: http://www.prppg.ufes.br/ppgpsi/livros.html

"A idéia de ética se reveste e atualiza o significado das palavras gregas
êthos que significava caráter, índole, temperamento, modo de ser e éthos que
significava hábitos, usos, costumes de uma pessoa 4. Ética seria a educação
do caráter visando a felicidade, a vida justa e livre, o que para os gregossomente seria possível como vida política. A ética estaria referida a um juízo
de apreciação, um exercício de pensamento e escolha entre o que seria
considerado como bom e como mau. Moral é uma palavra que vem do latim -
mores - e significa costumes, configurando-se como as regras e valores
sociais, um conjunto prescritivo baseado em concepções de bem e de mal
que viriam conduzir de forma absoluta, categórica - o Bem válido para todos
em qualquer tempo e lugar - ou relativa, derivada - um bem válido para um
grupo ou para uma época - as ações de cada um."


"É importante ressaltar, contudo, que ao longo da história não nos
defrontamos com uma mesma visão de ética e de moral enquanto conceitos
que teriam permanecido iguais ou teriam se aprimorado com o tempo. Há em
torno da ética e da moral um campo de problemática. Uma das questões que
compõe esse debate refere-se aos pares bem/mal e bom/mau."

"Ética e moral se entrecortam, se misturam e se distanciam, expressam um jogo de forças que assume formas variadas em cada época."

"A ética não seria uma reprodução mas uma criação, não seria uma aplicação de regras
preestabelecidas mas o uso de regras facultativas 11, um processo de
pensamento e não a efetuação de soluções preconcebidas. Tal como
indicamos anteriormente, se a ética é um exercício de pensamento, ela deveria
excluir processos de reprodução-manutenção dos preconceitos."

"Poderíamos conceber o pensamento, como nos sugere Deleuze, como
algo que se agencia nos encontros, nas conexões e não pertence a ninguém.
O pensamento concebido como um fluxo, como elemento de disjunção."

"A ética seria um exercício da liberdade ou a própria experiência de liberdade. O que não quer dizer livre-arbítrio ou uma escolha entre o Bem e o Mal. A liberdade se configura quando nossa potência de agir aumenta junto das produções coletivas e é contrária à servidão ou ao desejo de nos apropriarmos do outro. Viver a alteridade não pressupõe apropriações de espécie alguma, nem de si e nem do outro, pois seria a experiência da produção de diferenças, tanto com relação a si mesmo quanto nas relaçõescom o mundo."

"O outro presente na idéia de alteridade expressa um diferir, uma outra forma diversa da atual. O que também não nos faz pensar o coletivo enquanto um agrupamento social ou a composição de várias individualidades."

"Seria preciso uma luta constante contra tudo o que
nos separe da vida. A expansão da vida seria um desmanchar das formas
dadas, do que se tornou instituído e permanece movendo processos
burocratizantes com relação aos valores, às regras, ao trabalho, ao amor, à
amizade... Processos de endurecimento que nos impedem de nos arriscarmos,
de nos despojarmos dos preconceitos para experimentarmos outras formas de
pensar e de viver, que nos cega, cala, ensurdece ou nos torna insensíveis
frente à multiplicidade que marca o que nos acontece, que nos faz reproduzir
modelos legitimados mesmo que esses coloquem em funcionamento exercícios
de dominação."

"Como falar do presente sem sucumbir a uma descrição da servidão?
Como viver o presente sem sentir-se escravo da soberania do neo-liberalismo
e da globalização? Pensamos ser importante estabelecer uma análise do
contemporâneo através de uma perspectiva ética."

"exercício crítico nos conduziria a tentativas constantes de transformações, porém sem ideais, ou seja, não houve um passado perfeito e nem haverá um futuro perfeito. Cada época inventa suas glórias e suas tormentas, neste sentido, o “ativismo” precisaria ser constante, questionador das formas dadas, não em nome de um suposto ideal e sim como um exercício contínuo de transformações não finalistas."

"Enfim, os problemas e as soluções não são eternos, são forjados na
complexidade dos jogos de forças que se atualizam e assumem formas
variadas a cada momento. Assim, as verdades são provisórias e aparecem
tanto como instrumento de dominação quanto de resistência."

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